Central de Agendamento: (71)3327- 8181 ou 3039-8181
  • Oftalmologia

    Oftalmologia

    olho_mel2_peq

    Oftalmologia

     

    A Oftalmologia é a área da medicina que atua na saúde ocular. Ela é necessária em qualquer idade, atuando desde a infância até a idade adulta na prevenção e tratamento de condições ameaçadoras a visão.

    Várias doenças oftalmológicas apresentam sinais claros desde o início. Sendo assim, podem ser tratados antes de causar danos significativos. Outras como o glaucoma e a retinopatia diabética, se desenvolvem de maneira tão sorrateira que quando o paciente manifesta algum sintoma já foram causados danos visuais irreversíveis. Por isso, é fundamental a visita periódica ao oftalmologista.

    Nos últimos anos, a Oftalmologia evoluiu muito e hoje conta com equipamentos cada vez mais modernos para o diagnóstico preciso e tratamento cirúrgico eficiente.

    O Serviço de Oftalmologia da SIM surgiu para unir a tecnologia oftalmológica com uma equipe de profissionais bem qualificada e comprometida com a saúde ocular do nosso paciente.

    Venha conhecer a Oftalmologia SIM e descobrir que ver bem a vida faz toda a diferença na SIM.

    Conjuntivite

    A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, membrana fina e transparente que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras.

    Geralmente se apresenta como um quadro de irritação, lacrimejamento e presença de secreção ocular. Pode ocorrer em um ou ambos os olhos com duração, em média, de alguns dias.

    Pode ser causada por fatores alérgicos, reacionais ou infecciosos, necessitando de tratamento específico. Por isso, nos primeiros sintomas, procure seu oftalmologista para conduzir corretamente o caso.

    Glaucoma

    O glaucoma é uma doença frequente em nossa comunidade e pessoas com história familiar têm um risco aumentado de desenvolvê-la.

    Um dos principais sintomas do glaucoma é a perda da visão periférica. No começo, essa perda é sutil e pode não ser percebida pelo paciente, que só nota a perda de visão quando o processo já está avançado e o paciente começa a tropeçar e esbarrar em objetos.

    A pressão intra-ocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma e o principal foco do tratamento é diminuí-la, o que é possível com uso de colírios. Em casos selecionados, onde não há uma resposta satisfatória com o uso de medicações, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.

    O glaucoma, quando não diagnosticado e tratado corretamente levará a uma alteração permanente no nervo óptico, causando uma atrofia progressiva do campo visual e progredindo irreversivelmente para cegueira.

    Catarata

    A Catarata é uma patologia ocular que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino, a lente natural do olho, e é considerada como a maior causa de cegueira reversível no mundo. Apesar da Catarata ocorrer em qualquer idade, ela é mais frequente após os 50 anos. Vários são os fatores que podem estar associados com o desenvolvimento de catarata. Diabetes, uveítes, uso de medicamentos, traumatismo ocular e idade avançada são alguns deles.

    O principal sintoma da Catarata é a diminuição da acuidade visual. O tratamento é cirúrgico com remoção do cristalino opacificado e substituição por uma lente intraocular, na maioria dos casos devolvendo ao paciente a qualidade visual perdida.

     

    Olho Seco

    O olho seco é uma doença crônica, caracterizada pela diminuição na produção da lágrima ou deficiência em algum de seus componentes, ou seja, pouca quantidade e/ou má qualidade da lágrima.

    Os sintomas são ardor, irritação, sensação de areia nos olhos, dificuldade para ficar em lugares com ar condicionado ou em frente do computador e embaçamento visual transitório.  A doença está relacionada à exposição a determinadas condições do meio ambiente (poluição, computador), trauma (queimaduras químicas), alguns medicamentos, idade avançada, uso de lentes de contato, menopausa nas mulheres e doenças do sistema imunológico (síndrome de Sjögren, Stevens-Johnson e outras). Quando não diagnosticada e corretamente tratada, pode evoluir para lesão da superfície ocular e, em alguns casos, até à perda da visão.

    O tratamento é realizado com uso de lágrimas artificiais ou ainda com oclusão e cauterização dos pontos lacrimais.

    Cetarocone

    O Ceratocone é um tipo de ectasia corneana. A córnea sofre um afinamento progressivo da porção central, adquirindo o formato de cone. É uma doença que geralmente acomete ambos os olhos, porém de forma desigual. Afeta igualmente homens e mulheres e, em geral, seu início é no começo da adolescência.

    Astigmatismo alto, mudança frequente dos óculos, visão insatisfatória são alguns sinais indicativos do problema. Pacientes com alergia ocular associado à coceira tem um risco aumentado de desenvolver Ceratocone.

    O diagnóstico de Ceratocone é feito pelo médico oftalmologista com base nas características clínicas da refração e biomicroscopia e com exames objetivos como a Topografia Corneana (Ceratoscopia).

    O tratamento, por sua vez, depende do nível da doença, se ela esta ou não progredindo, e da acuidade visual. O tratamento inicial pode ser com óculos ou lentes de contato. Em casos selecionados podem ser necessários procedimentos cirúrgicos como crosslink ou implante de anel intra-estromal para estabilizar a doença. Alguns pacientes evoluem para a necessidade de transplante de córnea.

     

    Equipe:

    • Dra. Beatriz Oliveira | CRM/BA: 23857
    • Dra. Camila Porto | CRM/BA: 23813
    • Dra. Cristina Sena | CRM/BA: 15530
    • Dra. Daiane Gil Guerreiro | CRM/BA: 22238
    • Dra. Leila Mendes | CRM/BA: 14958
    • Dr. Luiz Gustavo Almeida | CRM/BA: 21211
    • Dr. Paulo Vinicius Sena | CRM/BA: 13984
    • Dra. Raquel Lima | CRM/BA: 21839
    • Dr. Rodolfo Nunes | CRM/BA: 17978
    • Dra. Veronica Franco de C. Lima | CRM/BA: 17118

     

    Alguns serviços disponibilizados:

    Consulta Oftalmologia
    Tonometria (Binocular)
    Exame de Motilidade Ocular (Binocular)
    Curva Pressão Ocular (Binocular)
    Mapeamento de Retina (Monocular)
    Paquimetria Corneana (Monocular)
    Biometria Ocular (Monocular)
    Ceratoscopia Computadorizada (Monocular)
    USG Globo Ocular (Bilateral)
    Gonioscopia (Binocular)
    Curativo Oftalmológico

     

     

Galeria de Imagens