Câncer de Pele: se descobrir no início, até 90% chances de cura

Compartilhe:

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos de câncer de pele e os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares.

Pessoas com pele clara e que se queimam com facilidade quando se expõem ao sol, têm mais risco de desenvolver a doença, que normalmente surge nas áreas do corpo mais expostas à radiação solar.

Em estágios iniciais, a doença se desenvolve apenas na camada mais superficial da pele, o que facilita a remoção cirúrgica e a cura. Nos estágios mais avançados, a lesão é mais profunda e espessa, o que aumenta a chance de se espalhar para outros órgãos (metástase) e diminui as possibilidades de cura. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental.O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas e só um exame clínico feito por um dermatologista ou uma biópsia podem diagnosticar a doença, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:

Lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
Pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
Mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Todos os casos de câncer da pele devem ser diagnosticados e tratados precocemente, mas a prevenção é sempre a melhor opção. Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos.

SIM no Dezembro Laranja: Prevenção do Câncer de Pele, deve ser rotina, deve ser para todos!

Mais Notícias

large-Cancer-de-colo-uterino-02

Desvendando o câncer de colo de útero

colo

Compreendendo o Câncer Colorretal

trombose

Tudo o que você precisa saber sobre a Trombose

shutterstock_660631285-1024x849

Pólipos intestinais podem causar câncer?

Em que podemos ajudar?