Março Azul – Prevenção do câncer colorretal

O mês de março é o mês da prevenção do câncer colorretal e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doença que abrange os tumores no intestino grosso, nas regiões do cólon, reto e ânus.
Compartilhe:
Share on facebook
Share on whatsapp
Esse tipo de câncer acomete geralmente pessoas acima de 50 anos, e tem ligação com os fatores de risco, como obesidade, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, consumo excessivo de carne vermelha e de carne processada, além do histórico familiar.
Os sintomas da doença geralmente são sangue nas fezes, dor ou desconforto abdominal, diarreia/prisão de ventre, fraqueza, perda de peso, fezes com alterações muito finas e compridas, por exemplo, e massa abdominal.

A consulta com o médico é fundamental para o correto diagnóstico. Isso porque, quando diagnosticado precocemente, o câncer colorretal apresenta grandes chances de cura. A detecção do tumor pode ser feita por exames, como colonoscopia, retossigmoidoscopia, pesquisa de sangue oculto nas fezes e teste de DNA fecal. Se necessário, é solicitada uma biópsia para comprovar a lesão.

A prática de atividade física e uma alimentação saudável são muito importantes para a prevenção. Além de uma dieta balanceada, rica em fibras, composta por frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, grãos e sementes.

A SIM se une nessa corrente para trazer esclarecimento sobre a doença e o diagnóstico precoce, orientando ainda sobre a adoção de hábitos saudáveis que colaboram para a prevenção do câncer de intestino. Conte com a gente!!!!

Mais Notícias

Fatores de risco de melanoma

Resultados de exame online. Mais conforto e comodidade para você.

5 dicas para cuidar da saúde dos seus olhos

Cirurgia de catarata: Quanto mais cedo, melhor.

Em que podemos ajudar?