Pólipos intestinais podem causar câncer?

Compartilhe:

O pólipo intestinal é uma alteração causada pelo crescimento anormal da mucosa do intestino grosso (cólon e reto). É uma das condições mais comuns que afetam o intestino, ocorrendo em 15 a 20% da população. É algo comum de ser encontrado em procedimentos de colonoscopia (no intestino grosso ou reto). Sempre que aparecem neste exame, os pólipos já são removidos durante o procedimento e encaminhados para biópsia. Normalmente, eles são benignos, porém, em alguns casos podem evoluir para câncer do cólon, que pode ser fatal quando é diagnosticado já em estágios avançados.

Com relação aos fatores de risco, a idade é o principal, além da alimentação, sedentarismo, fumo, álcool, doenças inflamatórias e síndromes familiares. Assim, pessoas com mais de 50 anos ou que possuem histórico de pólipos ou de câncer de intestino na família devem consultar o gastroenterologista e realizar exames que ajudem a identificar a presença dos pólipos ainda em sua fase inicial.

Os exames de Endoscopia e Colonoscopia sa?o ferramentas diagno?sticas importantes para as doenc?as do trato gastro-intestinal.
A SIM realiza esses exames com qualidade e seguranc?a.

Mais Notícias

large-Cancer-de-colo-uterino-02

Desvendando o câncer de colo de útero

colo

Compreendendo o Câncer Colorretal

trombose

Tudo o que você precisa saber sobre a Trombose

shutterstock_660631285-1024x849

Pólipos intestinais podem causar câncer?

Em que podemos ajudar?